Aquecimento do mercado imobiliário brasileiro: é hora de investir
02/02/2015
Investimentos no setor podem estimular o mercado de trabalho, gerar renda e melhorar a qualidade de vida da população
Morar bem e investir em imóveis são práticas cada vez mais comuns no dia-a-dia de muitos brasileiros. Com a facilidade da concessão de crédito imobiliário para financiamentos, o mercado de imóveis está bastante aquecido e, por isso, é considerado um dos grandes responsáveis por alavancar a economia do país. Especialistas no assunto afirmam que o momento de crescimento indica que esta é a hora certa para fazer a aquisição de imóveis e investir no setor.
Prova desse aquecimento é a quantidade de unidades residenciais lançadas em Curitiba pela Zelta Construções e Incorporações, que está no mercado imobiliário há cinco anos. A empresa já lançou 60 unidades residenciais e mais 20 apartamentos estão em andamento na capital paranaense. Além dos novos empreendimentos, a construtora também oportuniza chances de emprego a centenas de profissionais, garantindo a eles uma melhor qualidade de vida.
Sobre a Zelta
De acordo com o diretor-presidente da Zelta, Rogério Muniz, que comemora os bons resultados da empresa, um dos grandes diferenciais da construtora é não buscar recursos junto ao mercado financeiro. Na totalidade dos empreendimentos lançados, a Zelta fecha um grupo de investidores, que aportam os recursos necessários para a construção do empreendimento logo no seu início. E, para instrumentalizar essa estratégia, a Zelta utiliza o modelo societário chamado de Sociedade em Conta de Participação. "Através deste modelo conseguimos oferecer aos nossos investidores, segurança, rentabilidade e muita transparência na operação. A Zelta aloca especificamente todos os custos relativos a cada empreendimento e, essa prática, beneficia muito os investidores", explica Muniz. "Além da segurança do investidor há também a segurança do comprador da unidade residencial, pois, como a maior parte dos recursos financeiros foram aportados logo no início da obra, a sua conclusão fica praticamente garantida" finaliza Muniz.
Segundo a advogada Inaiá Queiroz Botelho, sócia do escritório Jefferson Brückheimer Advocacia Empresarial, o modelo de Sociedade em Conta e Participação adotado pela Zelta tem sido rotineiramente utilizado pelas empresas do mercado imobiliário e com um índice de satisfação muito grande tanto dos investidores como das construtoras. "Como nesse modelo societário não há formação de uma pessoa jurídica, todas as obrigações perante terceiros são assumidas pela sócia ostensiva - a construtora - e os sócios participantes, investidores, ingressam apenas com o capital ao qual se comprometem. Assim, os riscos dos sócios investidores são reduzidos. Por outro lado, para a construtora é um bom negócio, pois reduz os custos que teria caso recorresse ao mercado financeiro em busca do capital necessário para a execução da obra" explica a advogada.
Inaiá lembra ainda que a adoção desse modelo societário, além de formalizar melhor a relação entre construtora e investidores, conferindo maior segurança jurídica às partes, possui também vantagens tributárias. "Mesmo que a Sociedade em Conta de Participação não tenha personalidade jurídica, para fins do recolhimento do imposto de renda há uma exceção, na medida em que é autorizada a tributação dos lucros em nome da sócia ostensiva. Por isso os lucros são distribuídos aos sócios participantes sem que isso implique em nova tributação do IR na pessoa física", finaliza Inaiá.
Apoio
No entanto, para cuidar de todos estes assuntos, a Zelta optou pela terceirização dos serviços contábeis "É uma maneira mais ágil e segura de cuidar dessa parte burocrática. A Bilanz Gestão Contábil – empresa curitibana - nos assessora diariamente e nos dá muito suporte e segurança no que se refere aos conhecimentos e operações técnicas. Para nós, contar com parceiros e fornecedores de confiança, com qualidade nos produtos e serviços prestados, não tem preço. Essa parceria é primordial na execução de todos os nossos projetos", finaliza o diretor-presidente Rogério.
Para informações e agendamento de entrevistas, entre em contato:
Pontuale Comunicação & Marketing: www.pontualecomunicacao.com.br / (041) 3607.0762
Jornalista Caroline Michel: (041) 7816.1400 e 9653.9507
E-mail: caroline@pontualecomunicacao.com.br
ID Nextel: 85*250462